segunda-feira, 27 de maio de 2013

MOSTRA DE ORQUIDEAS NO SESC SOROCABA


Realizamos entre os dias 23 a 26 passados, a nossa Primeira Mostra de Orquídeas nas dependências do SESC – SOROCABA.

Colocamos cerca de 60 plantas dos nossos associados e a sorte permitiu que colocássemos uma variedade muito interessante para os visitantes, incluindo plantas nacionais, estrangeiras, terrestres, híbridos e micro-orquídeas, possibilitando ao público presente uma visualização abrangente do vasto universo da orquidofilia.

A visitação foi surpreendente, superando em muito o esperado por nós. Isso se deve, principalmente, pela intensa programação sócio-cultural que é desenvolvida pelo SESC Sorocaba e seus artistas convidados.

Todos os nossos associados que estiveram lá durante esse período, ficaram encantados com as inúmeras atrações artísticas que foram apresentadas, trazendo um público muito grande e variado, sendo visível a felicidade que pairava nas dependências da Av. Washington Luiz.

O prédio é imponente e causa surpresa pela beleza e pela arquitetura voltada essencialmente para o aconchego do público, tendo como principal objetico a sustentabilidade, que é o mote principal das atividades da unidade Sorocaba do SESC.

Além da mostra, realizamos duas oficinas de cultivo básico de orquídeas, uma no dia 23 as 19:00 hs e outra no dia 25 as 10:30hs e, em ambas tivemos uma presença muito boa, apesar do frio de quinta-feira a noite.

A participação das pessoas interessadas foi muito intensa, e pudemos tirar muitas dúvidas sobre o cultivo das orquídeas de maneira geral.

Ao final, no domingo no final da tarde, todos nós do Círculo saímos já com saudades, pois fomos tão bem recebidos por todos os funcionários, que nos sentimos em casa. Foi unânime a constatação de que nunca fomos tão bem recebidos como fomos desta vez. Queremos deixar nossa gratidão a todos os funcionários e supervisores, a diretoria do SESC e fazemos isso em nome dos 2 funcionários que nos acolheram desde a primeira vez que lá estivemos  em fevereiro p.p., que são o Marcos Bravin e o Alexandre Anézio. Eles transformaram nossa tarefa de divulgar o Círculo em uma atividade inesquecível e muitíssimo agradável.

Certamente teremos muitas coisas que faremos juntos em prol da sustentabilidade das orquídeas.

Abaixo mostramos algumas fotos das plantas mostradas no evento.
 
Vista da mostra
 
 
                                                                 Vista da mostra
                                            

                                                      Detalhe mosgtrando uma Cattleya trianae
                                             concolor e uma Cattleya walkeriana Feiticeira


                                                   BLC. Pastoral inocense


                                                  Isabellia pulchella

segunda-feira, 20 de maio de 2013

REUNIÃO DE MAIO DE 2013


Ontem, dia 19 de maio, fizemos nossa reunião mensal de maio e tivemos o comparecimento de mais de 60 pessoas entre associados e visitantes. Foi, como sempre, uma reunião animada e a mini-exposição com as plantas trazidas pelos companheiros estava de primeira, com plantas lindas, algumas raras e outras de primeira, como a Cattleya walkeriana Feiticeira, trazida pelo Ori e dona Olga. Tivemos também uma planta rara a Constancia cipoensis,

Esta última é uma planta originaria das montanhas do norte de Minas Gerais.

São semelhantes as Sphronitis e vegetam nos troncos de Vellozia e são muito difíceis de cultivo. Por esses motivos é uma planta em extinção e ficamos muito felizes que o nosso amigo José Batista consegue cultivá-la. Quem quiser saber mais consulte o site http://www.sodmg.com.br/virtuemart/detalhes/20/1/generosdea-c/constantiacipoensis.html  da SOD – Sociedade Orquidófila Diamantinense, entidade que se dedica a preservação das orquídeas da região de Diamantina, muito prejudicadas pelos garimpos de diamantes e pelas queimadas.

Na reunião falamos sobre as Exposições Internacionais de Taiwan, não apenas da beleza estonteante que essas exposições oferecem mas também dos números envolvidos.


Atrás dessa beleza toda, tem um País – Taiwan – que, sabiamente aproveitou sua aptidão natural, já que é berço de lindíssimas Phalaenopsis e Paphiopedillum e afins, e fez com que a pauta de exportação com a venda dessas espécies de orquídeas chegasse a 70% do total exportado atingindo cifras de US$ 116 milhões em 2010.

O governo taiwanês, vendo a importância que o cultivo de orquideas nativas tomou, criou mecanismos para incrementar o setor, para te-lo como exemplo no desenvolvimento  dos setores afins como biotecnologia, turismo, cultura, laser e agricultura.

A feira de 2011 teve mais de 400.000 visitantes e cerca de 4.000 compradores, sendo que 13 dos maiores compradores do 9 países estiveram por lá comprando as orquídeas produzidas pelos taiwaneses.

Sem dúvida são números que impressionam e que nos faz acreditar que, um dia, teremos também por aqui algo parecido. Talvez não tão grandioso.

Seguem as fotos da nossa reunião, de autoria da nossa querida amiga e associada Maureen Sumida.
 
                                                           Gomesa crispa

                                                     BLC. Chia Lin "NEW CITY"

                                                         Sophronitis cernua (mineira)
                                                     A diferença com a S.cernua litorânea é
                                              o comprimento da haste floral um pouco maior
                                              e a côr vermelho mais intenso.

                                                                C. walkeriana coerulea

                                                             Constantia cipoensis

                                                                 Calante venusta alba

                                                    C. walkeriana tipo "FEITICEIRA"

                                                      C. Percivaliana alba Caracas              
                              

sexta-feira, 10 de maio de 2013

MOSTRA NO SHOPPING PLAZA ITAVUVÚ




Fomos convidados pela direção do Shopping Plaza Itavuvú para fazermos uma mostra de orquídeas com venda de plantas neste final de semana, em comemoração ao dia das mães.

Apesar da correria, acabamos montando uma banca, com a ajuda inestimável do William e da Taciana.

Lá está o “seu” Valdir e dona Elza representando nosso COS e mostrando para a zona Norte de Sorocaba toda a beleza das nossas orquídeas.
Quem puder, vá fazer uma visita que não se arrependerá!




quinta-feira, 9 de maio de 2013

MOSTRA DE VOTORANTIM


Fizemos no ultimo final de semana, nos dias 3, 4 e 5 de maio, uma mostra de orquídeas nas dependências do SESI  de Votorantim.

Marcamos essa data, no ano passado, para fazermos uma exposição coordenada pela CAOB mas tivemos que transformá-la em mostra.

O motivo principal é que não contaríamos com a colaboração da Prefeitura Municipal de Votorantim, que está recebendo prefeito e secretários novos e não havia tempo hábil para que esse apoio pudesse ser efetivado.

Resolvemos, então, fazermos uma mostra com plantas de nossos associados apenas, e conseguimos colocar 200 plantas nas prateleiras para serem apreciadas pelos visitantes.

Devido a todos esses problemas, obviamente a visitação não foi como das outras vezes quando fizemos as exposições com participação de outras cidades, principalmente porque não tivemos condições de fazer uma ampla divulgação, como o evento merecia.

Tivemos a ajuda da Associação da Terceira Idade de Votorantim, que tem sede no próprio SESI, que  fizeram a comida no sábado e domingo, comida essa, diga-se, deliciosa que serviu para amenizar um pouco o cansaço da trabalheira que é fazer isso tudo funcionar.

Nessa mostra ficou bem clara a união que temos aqui no COS. Tivemos a participação de inúmeros associados, dividindo as tarefas e trazendo suas plantas, propiciando um final de semana de verdadeiros orquidófilos.

Como todo ano, tivemos o Jonas a frente da organização, inclusive do torneio de pesca no sábado, dando a oportunidade das famílias de Votorantim e região de se divertirem juntos.

                                                    C. walkeriana coerulea "Marimbondo"

                                                       Laelia praestans concolor

                                                         Bulbophyllum Luiz Sander

                                                       C. walkeriana "Feiticeira"

                                                   Bancada principal

Laelia anceps lineata fantasia
 
Enfim, mais uma missão cumprida com pleno êxito.

EXPOSIÇÃO DE SÃO CARLOS


Nos dias 26, 27 e 28 de abril passado participamos da Exposição de São Carlos com 56 plantas e tivemos 2 plantas no pódio :  Pleurothallis gargantua  Paphiopedilum Schroederae cujas fotos seguem abaixo.

Como se vê, estamos bem na parada!

A Exposição de São Carlos é uma das mais importantes do circuito CAOB e participar dela, pra nós, é uma honra. Foram 45 expositores e 1.510 plantas.

Os organizadores limitaram o número de plantas em 60, mas nem isso conseguimos reunir. Este ano está meio esquisito para floração. Já tivemos floridas as C. intermédias em fevereiro, C. leuddemanniana floridas em fevereiro/março, C. Trianae em março/abril que, em outros anos florescem um pouco mais tarde. Com isso, temos poucas plantas floridas.

Mas, de todo modo, ficamos muito felizes com o resultado da nossa participação.

Aos organizadores damos os nossos parabéns pela organização e pela hospitalidade. Desejamos que, ano que vem, essa exposição tenha um sucesso ainda maior que neste ano.

                                              Parte das flores de Sorocaba

Paphiopedilum schoroederer
3o. lugar - Categoria V
 
Pleurothallis gargantua
2o. lugar - Categoria V